Contratos do Fies

11/09/2012

Com o contrato do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) os estudantes de instituições particulares do ensino superior podem conseguir 50, 75 ou 100% do financiamento do curso. A renda familiar é o principal meio para determinar a porcentagem dos possíveis financiamentos.

Estudantes com renda familiar de até 10 salários mínimos têm chances de alcançar 100% do financiamento. Membros de famílias com recebimentos mensais de até 15 salários mínimos podem chegar aos 75%. Renda familiar de até 20 salários mínimos possibilita financiamento máximo de 50%.

As inscrições para o FIES podem ser feitas a qualquer momento no Sistema Informatizado SisFIES, no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/. No mesmo site é possível acessar informações sobre as condições de financiamento, consultar os cursos e as instituições que participam do FIES, fazer adiantamentos e renegociações de contratos.

Os contratos do FIES não exigem a presença de um fiador. Eles podem ser feitos em agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para qualquer curso. Caso o contrato seja firmado no decorrer do semestre, é dever da instituição reembolsar o valor correspondente ao estudante.

A lista completa de documentos necessários FIES está disponível no SisFIES. Os principais deles são documentos de identificação pessoal, CPF, comprovante de renda e residência. As exigências mudam de acordo com a condição pessoal do estudante e da origem dos seus rendimentos.

O ano de 2012 foi o que registrou o maior número de contratos do FIES. Até o mês de agosto 305,8 mil estudantes já haviam sido beneficiados. Durante todo o período de 2011 foram firmados 153,9 mil contratos. Em 2010 a marca foi de 75,9 mil. O Fundo de Financiamento Estudantil existe desde 1999, mas em 2010 ganhou algumas mudanças que cooperaram para o seu crescimento.

Dos mais de 535 mil contratos registrados entre 2010 e 2012, os cursos com maior procura são: Direito (85 mil), Administração (44 mil), Enfermagem (43 mil) e Engenharia Civil (33 mil).

Se você tem interesse em tentar um financiamento, faça o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e acesse o Sistema Informatizado do FIES para realizar sua inscrição!

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
Contratos do Fies, 6.3 out of 10 based on 3 ratings

Compartilhe esta notícia do Fies 2013!

{ 1 comment… read it below or add one }

sibele das neves melo March 27, 2014 at 12:11 am

quero fazer aditamento porem não consigo

Reply

Leave a Comment

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Previous post:

Next post: